domingo, 29 de dezembro de 2013

Tecer pelo simples prazer de tecer.

Tem sido uma experiência interessante tecer pelo simples prazer de tecer, sem ter um projeto definido: isto vai ser uma manta ou isto vai ser um poncho, uma almofada ... Na verdade é um pouco perturbador tecer por tecer, trabalhar sem uma utilidade para aquele trabalho. Será lazer, isto que faço? Não tem cara de lazer; apesar de não ter qualquer obrigação envolvida nele, não é lazer... é uma atividade sem nome, um deixar-se carregar pelas agulhas e linhas...

O que me carrega de fato são as cores dos fios. As cores tem uma presença forte, me atraem ou me repelem de acordo com a época porque isto muda com o tempo. Não posso mais afirmar que gosto dessa cor e não gosto daquela...

A questão agora é o fato de eu me por a tecer sem qualquer objetivo ou finalidade útil. Naturalmente sei que no fim vou unir tudo e montar trabalhos com nomes reconhecíveis mas por enquanto eles nada são e podem vir a ser quase tudo.
Trabalhar assim é muito perturbador, dando até uma certa sensação de inutilidade ... tão estranho...

Hoje fiquei tecendo no quintal em silêncio, sem rádio, nem tv, nem nada extra que não faça parte mesmo do quintal. Só havia o murmúrio dos meus pensamentos e alguns poucos na avenida; também muitos pássaros em volta dando seus piados de manhãs de sol. Os pássaros andam bem felizes estes dias, gostam de sol, calor e das plantas do meu quintal.
E eu comecei a sentir vontade de tecer com cores mais alegres e mais fortes. Larguei de lado o verde água e peguei no azulão... depois o troquei por um amarelo sol e me agradou muito tecer com amarelo, ensolarando os quadradinhos...



Além de me educar a não desmanchar o que teço, também estou aprendendo a não precisar ter uma finalidade clara para o trabalho. Não sei como chamar estas práticas que me acontecem atualmente mas sei que estão alargando minhas janelas mentais. Assustam um pouco, angustiam em uma pequena dose também mas ter liberdade é exatamente assim, dá medo...




Nenhum comentário:

Postar um comentário