domingo, 2 de março de 2014

28 céus de fevereiro

Os céus de fevereiro começam acima da linha laranja, que usei como demarcatória. Coloquei como entremeio uma linha amarela para marcar o início de março.

Acho interessante olhar os céus dos meses encadeados; dá perfeitamente para ver o quanto ensolarados foram os dias entre meio de janeiro e meio de fevereiro. Daí começou a nublar mais e finalmente começaram algumas chuvas, que estão tecidas em  fio escuro. É bom lembrar que eu teço o período diurno, então, as chuvas que caem durante a noite não aparecem no trabalho. E também faço um resumo do dia, de como ele me pareceu, a não ser que algum período, manhã ou tarde tenham sido muito marcantes e mereçam ser destacados em fios diferentes.

É uma daquelas atividades anuais de que tanto gosto. No momento tenho três desse tipo anual: o céu de cada dia, feito em apenas uma carreira por dia; os quadradinhos formando os meses, feitos em crochet tunisiano, um quadradinho por dia e agora a manta com fio Alice, um novelo por mês, em corner-to-corner.

Esta maneira de trabalhar dá uma sensação boa de poder tecer sem muito compromisso com términos de trabalho, os quais sempre me são mais penosos de fazer. Eu gosto muito de escolher os fios e comprá-los nos bazares virtuais, aliás, adoro fazer isto mas aprendi recentemente que é muito importante escolher o ponto antes de comprar o fio.
Gosto de começar os trabalhos e de seguir neles. Quando chega a hora do arremate, ai já vira uma obrigação para poder deixar o trabalho com boa cara mas então já é um tem-que e não curto muito.

Ontem estava me lembrando de uma fase que tive há poucos anos em que meu objetivo era unicamente tecer quadrados ao léu, pelo prazer de combinar os fios e as cores e testar pontos. De quando em quando eu fazia um quadradão e costurava dos lados para usá-los como coletes. Tenho vários coletes, já muito batidos, feitos assim. Também fazia quadrados que viravam luvas sem dedos ou polainas, quando retangulares.

Atualmente estou na fase mantas e tenho feito várias porque me agrada tecer, tecer, tecer sem ter logo arremates ou bordas para fazer. Estou gostando dos "durante" e não dos finalmentes mas começando a sentir saudades de tecer quadrados coloridos novamente.

Adoro testar pontos novos e fazer pequenos quadrados de amostra com eles. Existe um blog incrível que utiliza exatamente essa idéia de aprender um ponto por dia. Ele se chama "New Stitch A Day" e o nome já diz tudo e fiquei encantada quando o encontrei. Só que ainda não coloquei em prática esse um novo ponto por dia mas sinto sempre a tentação de voltar a tecer assim e depois escolher e reunir quadrados para usar nisto ou naquilo. O blog de que falo é este: http://newstitchaday.com/.




Nenhum comentário:

Postar um comentário