quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cal 2015 - semana 03

A foto acima mostra o trabalho desenvolvido nas duas primeiras semanas do CAL2015. Me agrada muito, está bonito, variado e de simples execução.

Um dos pontos selecionados não agradou, nem a mim e nem a Antonia, a outra participante no crochet. Me refiro ao ponto pipoca alternado com o ponto alto. Na foto acima o trecho feito com ele aparece em castor, formando uma faixa mais larga.
A queixa em relação a ele é que não forma verdadeiras pipocas, ficando mais no estilo concha e além disso, a alternância dessas pipocas com o pa, separados por 1 corr e pulando um ponto de base, deixou o trabalho meio esburacado demais.
Eu queria um aspecto mais rendado mas esta combinação, realmente, não atingiu o efeito esperado e então não voltará a ser usada.

Na semana 03, usarei ainda este ponto pipoca mas sem alterná-lo com o pa. Só com ele a carreira fica com mais consistência. Como ele não forma pipocas gordinhas, tenho pesquisado novas formas de fazer as desejadas pipocas. Nesta semana 03 usaremos uma nova maneira para ver seu efeito. Nos meus testes iniciais pareceu efetiva e fácil mas é preciso testá-la também com outros tecelões, outros fios e agulhas. A nova modalidade aparecerá nas duas últimas carreiras.

Semana 03 - carr 25 a 36

carr 25 - pax - ponto alto cruzado
 https://www.youtube.com/watch?v=CoKdkNlT8ho

carr 26 - pip - ponto pipoca, 1 corr, pular 1 ponto de base
 https://www.youtube.com/watch?v=TKZ4dByjLnc

carr 27 - pax

carr 28 - pb - ponto baixo

carr 29 - pa - ponto alto

carr 30 - pb - ponto baixo

carr 31 - pV - ponto V
https://www.youtube.com/watch?v=5ZaupOKNXZY

carr 32 - mpa - meio ponto alto
https://www.youtube.com/watch?v=LxA2osb5Qfk

carr 33 - pV - ponto V

carr 34 - mpa - meio ponto alto

carr 35 - 2pb + 3 corr - repetir sem pular ponto de base
carr 36 - pb

Estas duas últimas carreiras juntas formam pequenas pipoquinhas, que nada mais são que as 3 corr que ficam sobrando entre os 2pb da carr 34.

 Aqui vemos a sequência de 2 pb, 3 corr, 2pb, 3 corr..... sem pular nenhum ponto de base,  sendo feita na carr 35.







A carr 35 pronta



   








Após os pb da carr 36, o trabalho fica com este jeitão: as correntinhas da carr 35 ficam espremidas entre os pbs e formam as pipoquinhas.


Que este seja um bom e agradável trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário